Upgrade da Mi Band 4 para Mi Band 6.

Dois anos atrás eu pensei: “Eu quero comprar um smartwatch ou algum relógio digital, mas quero algo que dure mais de três horas de carga”, e comecei a pesquisar bastante.

Eventualmente eu encontrei a Mi Band 3, uma pulseira fitness que além de mostrar as horas, também contava passos e te dava várias informações sobre sua saúde, como contar seus passos, gerenciar batimentos cardíacos… Claro que ela não era perfeita em precisão como periféricos médicos, mas era uma coisa interessante, principalmente quando a taixa de erro era de aproximadamente 15 a 20% pra batimentos cardíacos, não é super preciso mas é muito mais preciso do que acreditar que seu celular mágicamente vá saber como você dormiu ou como seu coração está, principalmente por que a tecnologia foi comprovada funcional.

Relógio Pulseira Xiaomi Mi Band 3 Smartband para Android iOS OLEDTouch

Porém, ela tinha uma tela monocromática, embora fosse interessante, não achei o preço válido, por que eu queria pesquisar muito antes de comprar algo, não importando o preço. Eu não conhecia nada sobre Smartwatches nem Smart Bands, mas a Mi Band me atraiu em uma coisa: Seu tamanho e design. O fato de ela ser pequena e nada chamativa, me fez me interessar por ele.

Logo, encontrei sua sucessora, poucos meses depois do lançamento da Mi Band 4, foi quando eu conheci a Mi Band 3, e comecei a ver comparação entre elas assim que descobri que já existia a Mi Band 4, e foi amor à primeira vista.

Tela AmoLED, gorilla glass, resistência à água, bateria que dura mais de duas semanas só com duas horas de carga e tela colorida, com várias customizações da tela inicial, francamente eu amei ela. Paguei aproximadamente 250 reais dela aqui no Brasil pelo mercado livre.

Mi Band 4

Ela veio com duas pulseiras extras, que logo aprendi que apenas a original é hipoalergênica (e francamente Xiaomi, cadê você vendendo só a pulsiera colorida oficialmente, mesmo procurando na sua loja chinesa simplesmente não tem! Eu quero coisa original poxa), e que a qualidade em geral de qualquer outra pulseira de cilicone não ia ser a melhor. Porém eu não me importei muito, a pulseira original durou aproximadamente 7 meses até quebrar.

Pulseiras pra Mi Band são fáceis de encontrar, a cada “Par” a pulsiera é a mesma pois o núcleo não muda de tamanho, então Pulseiras da Mi Band 3 funcionavam na 4 e vice versa.

Xiaomi Mi Smart Band 4 0.95" caixa de policarbonato black pulseira purple  de elastômero termoplástico e liga de alumínio XMSH07HM | Mercado Livre

A Mi Band 4 possuia aproximadamente 7 exercícios pra você fazer com ela, indo de caminhadas até ciclismo, utilizando o GPS do seu celular, ela era capaz de te entregar vários dados complementares com o aplicativo Mi Fit. Mas eu comprei ela por que eu podia trocar as músicas do meu celular por ela, isso pra mim era muito importante: Não precisar tirar o celular do bolso pra recusar uma ligação ou trocar de música, evitando assim furtos. Como ela é super discreta, e essas pulseiras coloridas fazem ela parecer mais um relógio da Hotwheels do que um relógio caro, ela é perfeita pra situação.

Além disso, com um sistema simples de senha de quatro dígitos, se alguém roubasse ela, seria impossível usa-la pra qualquer coisa: Primeiro por que o carregador dela proprietário é um inferno pra encontrar, segundo por que o ladrão não conseguiria usar ela pra nada e nem fazer reset de fábrica: Sim, esse é o nível do quão seguro ela é.

Um ano se passou, e a nova Mi Band foi lançada, a Mi Band 5. A quinta geração da Mi Band mudou o sistema interno pra algo muito mais próximo do sistema das Amazfit da Xiaomi, mais fluido, bonito e permitindo muito mais customizações, ainda contava com uma tela maior e um núcleo que embora maior que o da Mi band 4, era 50% mais leve. Porém, as únicas adições novas, além de mais de 12 exercícios pra você poder fazer (O dobro da 4 praticamente), ela adicionava a opção de Ciclos para mulheres e respiração (exercício para respirar com feedback de vibração pra você se acalmar). Essas poucas mudanças junto com uma atualização mais tarde que permitiu que ela verificasse seu sono durante qualquer horário do dia, não apenas à noite, ainda não eram o suficiente pra eu atualizar a minha Mi Band 4. Sim, o sistema mais bonito, a pulseira um pouquinho maior, algumas funções extras e mais acessibilidade e informações com ela ainda não eram nada absurdamente forte pra fazer um upgrade.

Funcionalidades da Mi Band 4: conheça a pulseira fitness da Xiaomi |  Wearables | TechTudo

Dois anos depois usando a Mi Band 4 posso dizer que é quase impossível tirar ela do pulso, a não ser que tu precise carregar. Embora a Mi Band 5 tenha tido também um update muito bem vindo no sistema de carregamento, que faz com que você não precise retirar o núcleo da pulseira para carrega-la, a 4 por si só era boa o suficiente, podemos dizer que a Mi Band 5 foi o Iphone 4S da Xiaomi. Uma versão mais robusta da anterior, mas as funcionalidades continuavam praticamente as mesmas. Incluindo a aparência no final.

Dois anos se passaram, e ainda estava pra ver uma pulseira que durasse mais de duas semanas sem carregar usando ela pra bastante coisa. Eu não mencionei ainda, mas você pode até mesmo ver notificações do celular pela pulseira, coisas do tipo. É realmente útil. Porém, depois de dois anos a Xiaomi Lançou a Mi Band 6.

Depois de ver alguns vídeos, eu vi que reclamações de duração menor da bateria pois a Xiaomi fez updates de tudo menos da bateria, quase me fizeram desistir dela, até que alguém mencionou que dentre os 30 exercícios que ela faz acompanhamento, Dança era um deles.

Veja bem, estamos em pandemia de Covid no momento, e infelizmente o Brasileiro por mais que tenha acesso à tecnologia e informação, continua sendo um bicho que se recusa à aprender, estudar, pesquisar, e evoluir. Infelizmente, ninguém nas ruas de onde eu moro usa máscara pra caminhar, e eventualmente eu cheguei à conclusão que caminhar era impossível, não existe nenhum lugar que não tenham pessoas caminhando das duas da manhã até as onze da noite, sempre tinha gente, o que me fez migrar pro Just Dance dentro de casa. Porém, o incentivo que a pulseira te dá é ter as informações detalhadas das suas calorias queiamadas e distância caminhada no aplicativo, a Mi Band 4 não oferece acompanhamento pra dançar. Sendo assim, o incentivo de exercitar-me ficou mais e mais distante e com isso, eu ganhei todos os quilos que eu não queria.

Quando eu vi que a sexta geração da pulseira teria acompanhamento para dança, eu não pensei duas vezes. Comecei a juntar dinheiro pra comprar.

Mas veja bem, a diferença entre os tempos de dois anos atrás e hoje, é que a dois anos atrás o dólar estava metade do valor atual e muito mais estável, então ir num Mercado Livre era mais fácil de comprar a pulseira, agora porém, com o dólar flutuando do jeito que tá (êêê fora petê que eu quero ir pra disney — Diziam os cartazes), os vendedores estão numa patifaria de ficar pausando anuncio e aumentando constantemente os preços do anuncio, beirando os 400 reais em alguns casos. E o pior: Como os correios não oferecem mais convênio pro mercado livre como antigamente, os fretes pro nordeste estão ó: Absurdos. Nunca tem um gratuito pra cá mais.

Então decidi olhar na AliExpress, pesquisei como funciona, como sei se o vendedor é confiável e tudo mais, aprendi os macetes super fácil (Basta verificar a avaliação do vendedor, do produto e comentários dos compradores do produto com este vendedor pra você ter certeza que o produto é original e o vendedor é confiável). E não foi que eu achei a pulseira por 270 reais com mais três películas e uma pulseira extra de cilicone azul? E na versão Global ainda! Coisa que aqui no Brasil até então só tinha a chinesa.

O vendedor não só tinha a global como tinha várias opções, e algumas das chinesas o preço caia 60 reais! Ou seja, quase 200! Não só isso, mas com o cupom que eu usei no dia, eu consegui 62 reais de desconto, igualando minha pulseira para 208 reais no total, com frte grátis pro brasil. Nem pensei duas vezes, eu já tinha esse dinheiro guardado. Eu comprei.

Levou quinze dias pra chegar, o vendedor envou ela no dia seguinte. Chegou no brasil em seis dias, saiu da alfândega em tempo record e, claro ao chegar no Brasil os correios não atualizaram o código (Por quue estão sucateados, falta de funcionários, direitos sendo cortados e mesmo que os correios gerem mais de dois Bilhões de lucro, O governo inssiste em não repassar esse dinheiro de volta pros correios e dizer que não dá lucro algum), o carteiro passou aqui em casa sem aviso, provavelmente ele viu que tinha outra encomenda na rua e tentou adiantar o meu, mas como o código não atualizou eu nem estava esperando, depois disso, claro, aconteceu o quue eu chamo de “O Carteiro de Schrodinger – Ele pode tanto estar vindo ouu não estar vindo com a sua encomenda”, por que olha eu esperei viu, a semana seguinte toda e nada deste homem aparecer.

Uma reclamação com a ouvidoria depois, o produto chegou na sexta seguinte, fechando dezesseis dias do envio até chegar em mim, o que é uma sorte danada já que normalmente os correios enrolam mais de 45 dias pra te entregar coisa de fora. Isso é só pra mostrar que mesmo nessa zorra todo que o governo faz com eles, os correios são eficientes e os funcionários tentam ao máximo oferecer um bom serviço. Se você vai culpar alguém pela situação desastrosa dos correios, comece pelo Temer, termine no atual presidente maluco que de alguma forma conseguiu vencer por pura insanidade pública.

Mas enfim, a pulseira chegou, comecei a usar, e me surpreendi:

Ela verifica seu nível de Oxigênio no sangue, nível de estress, tem várias funções extras, é super mais fluída e rápida do que a Mi band 4 e absurdamente mais bonita e responsiva. Ela tem tudo o que a 4 tinha e mais. Porém, ela tem uma bateria que não condiz com o aumento da tela e recursos, então eu prevejo carregamentos semanais com ela.

Xiaomi Mi Band 6 - A smartband mais vendida do mundo!

Voltaria eu pra Mi Band 4? Não. Quando você começa a usar a nova, tu não consegue voltar pra velha. As alterações existentes são o suficiente pra você não conseguir o downgrade mais. É sua escolha atualizar ou não, mas não venha dizer que a 4 é melhor que a 6. Não é. Em dois dias de uso eu posso dizer com toda certeza: Uma vez na Mi Band 6, mesmo com o contra tempo da bateria (que ainda dura 200% mais do que paralelas de camelô), você não consegue mais aguentar versões anteriores.

Vale a pena? Eu acho que sim. Francamente, o valor que eu paguei foi muito barato e muito interessante pro gadget que eu tenho agora. E se você só quer uma pulseira pra ver horas, facilmente esta aqui dura semanas sem problema.

Dê verificação de batimentos cardíacos, acompanhamento do sono, se trinta exercícios com 5 desses sendo reconhecidos automáticamente pela pulseira, com um sistema mais robusto, mais tela, muito mais velocidade e armazenamento interno pra guardar suas watchfaces peferidas, muito mais customização, verificação de oxigenação no sangue, stress, e várias outras habilidades como um tracking de dança maravilhoso, e também um encaixe no punho MUITO mais confortável do que a 4, francamente, eu acredito quue agora, esta é a melhor Mi Band que você possa adiquirir. As pessoas falam que tem a Huawei Band 6, mas posso ser franco? Se eu quiser um gadget com o dobro da largura da mi band, no formato quase de um smartwatch mas que o sistema interno não chega nem perto da comodidade de um smartwatch, eu prefiro comprar um smartwatch, them vários ai que o preço sobem 200 reais e tu compra da Amazfit que valem a pena.

Amazon.com: 20 Pieces Strap Replacement Compatible with Xiaomi Mi Band 6 / Xiaomi  Mi Band 5 / Amazfit Band 5, Bands for Mi Band 5 Bracelet Wristbands  Silicone for Mi Fit 5 Straps (16 Colors + 4 Screen Protector)

A Mi Band 6 definitivamente é a melhor tracker fitness que você pode adquirir por hora, os preços no brasil não são muito válidos porém, principalmente quando comprar na Ali Express está tão fácil hoje em dia, a não ser que tu tenha muita pressa, eu super entendo você.

Então sim, pra mim a Mi Band 6 é 10/10, vale a pena, e o contra tempo da bateria não é algo tão inválido, eventualmente porém, a Mi Band 7 com certeza vai corrigir este pequeno problema adicionando uma bateria maior, menos bordas na tela e talvez engrossando um pouco a pulseira. Por hora porém, embora eu ame o número 7, eu acho que a Mi Band 6 seja de fato o melhor fitness tracker na faixa de preço, pelo tamanho que ela tem, pela simplicidade, por não chamar atenção de mais e por fazer tudo o que ela te faz por tão pouco dinheiro.

Deixe um comentário