PS VITA – JOGOS FÍSICOS VS DIGITAIS

Olá pessoas, hoje estou aqui para lhes dar mais uma matéria sobre o Ps Vita.

Inicialmente comprei dois jogos pro meu Vita, o terceiro chegou e o quarto já foi comprado (ainda hoje hehe).

E o que venho lhes dizer são minhas impressões sobre o conteúdo em si. Digo, a mídia física. Eu sempre fui muito ligado na mídia física original. Sempre me vi atraído pelos encartes de jogos, pelos manuais impressos coloridos, pelos CD’s com impressões magníficas. E o que temos hoje? O PS VITA e o 3DS chegaram, e céus, não digam que seu Smart Phone é melhor, um console sempre será feito unicamente pra rodar jogos à uma qualidade superior do que qualquer celular. E Diferente dos consoles maiores, os consoles mais portáteis não usam mais mídia de disco, como acontecia com o PSP, os ruídos e a demora no carregamento eram os principais motivos pra Sony mudar isto. Já a Nintendo manteve seus cartuchos firme e fortes.

Mas meu foco aqui é o Ps Vita. Eu sou dono de um belíssimo PSP Azul que atualmente está encostado devido ao meu novíssimo PS Vita Negro Cristalino ser-me de grande utilidade em questão de jogos descentes. Mas, compensa mesmo a mídia física? Ou a Digital?

A Sony queria acabar com isto, e o PSP GO foi uma prova de que ela queria testar se o consumidor estava preparado para ter um console sem mídias físicas.

Image

E o que descobriram? Que não. As mídias digitais são boas, mas não confiamos muito nelas, certo? E se o sistema todo cair? Eu dependo da PSN pra rodar meus jogos, pra baixa-los! E diferente da Steam que possibilita o usuário fazer um backup do jogo em mídia física e depois depende apenas da análise do sistema pra ver se você possui o jogo, sem necessariamente precisar do servidor da Steam funcionando para instalar o jogo novamente, a PSN não te dá essa função. Ao menos, não até agora. 

O Ps Vita lançou e com ele a bomba. Os jogos viriam sem manual. Assim como os jogos de Ps4. Com a grande diferença dos Box de PS4 (dos jogos) serem lindos, transparentes, contarem com impressão traseira e nos dar um DISCO enorme com impressões bonitonas, realmente ainda te dá a sensação de que “Não joguei 150 reais no lixo”. Mas os jogos de Ps vita são pequenos. São pequenos cartuchos, com uma impressão… Ridícula e minúscula, com um encarte pequeno, sem verso, com box azuis fosco, e SEM MANUAL NENHUM! A impressão que você tem é que, comprar a mídia digital no PS Vita é mais seguro. E realmente, temo que seja esta a intenção da Sony. Abolir as mídias físicas. Eles podem cobrar caro do jogo, e ainda não vão gastar dinheiro com impressão, e fabricação de cartuchos. Oh céus… Dinheiro Dinheiro.

O problema aqui é que os jogos de PS Vita são caros, sem exceção. Até 80 reais numa mídia pequena, com manual interno (igual a mídia digital) e que a única vantagem é que você ganha os troféus em qualquer conta da PSN (já que no vita, não dá pro seu irmão jogar o jogo dele, ganhar os troféus dele em outro vita, sem logar na sua PSN, baixar o SEU JOGO e ficar preso na SUA PSN, e claro, já ter os SEUS TROFÉUS). O que pra mim é ruim. Eu gosto do papel! Se vou pagar CARO de um jogo, eu quero me sentir beneficiado com isto. E isto nos leva a crer que: Ou você compra os jogos japoneses (Ys Celceta no Jukai vem com um pequeno manual RETIRADO da versão americana) ou você compra os pacotes limitados de colecionador que te dá mil e uma coisas impressas ou… Fica sem. Compra a mídia digital, ou fica sem. Simples não? Paga caro, e tem uma coisa tão… pequena que parece que seu dinheiro é lixo. 

120 Reais do Ys Seven  de PSP, e 165 reais do Ys Celceta no Jukai de PSV, ambos lacrado e vejam a diferença:

Image

 

Jogo do PSP e do PS Vita, diferença de tamanho. Qual você acha que saiu mais caro pra ser feito?Image

Manual do Ys Seven.

 

Image

 

A Caixinha do Ys Seven.

Image

A Caixinha do Ys Memories of Celceta.

Image

A Caixinha Aberta do Ys Memories of Celceta.

Image

A Caixinha do Ys Seven aberta.

 

Pessoas, não sou contra a mídia física. Mas a vantagem entre uma  e outra era justamente esta, o conteúdo que vinha na física. E isto, elas as grandes empresas estão… Roubando de nós. Elas acham que a evolução é a mídia digital, mas isto é mentira! Elas só não querem gastar mais dinheiro e cobrar de nós o mesmo valor! É realmente MAIS seguro a digital? É realmente o melhor negócio? A Sony está mostrando uma coisa (junto com as produtoras de Games): Que nós consumidores VAMOS ter que engoli-las. E eu sinceramente repudio este tipo de situação. Me sinto muito triste MESMO pelo que a sony faz com seus compradores. E aqui no brasil, entre pagar 150 na PSN e 150 na física… Realmente fica triste esta comparação. Mas ainda prefiro pagar a física. 

Não tenho nada contra a mídia digital, sou contra apenas as empresas nos forçarem a mudar pra ela. De toda a forma amigos, é isto, é esta a comparação e a reclamação que eu queria fazer. Me sinto decepcionado principalmente com a XSEED que removeu o manual pra não adicionar conteúdo ao jogo, mas que cobra o preço tão caro quanto. 

Por fim, espero que tenham gostado. Eu continuarei nas mídias físicas, mas a partir de agora, só comprarei as que eu puder pelo valor base de 90 reais no máximo. (Sem o frete).

Deixe um comentário

