PS VITA – Vale a Pena Comprar? – E os games?

Imagem

Bom dia queridos amigos e amigas.

Hoje depois de muito tempo dês de meu ultimo texto com imagens, venho lhes trazer dois Reviews escritos, ou seja, resenhas de produtos bem legais que adquiri apenas agora pois não sou rico.

Eu gostaria de, inicialmente falar do PSP, o PSP foi um protótipo feito pro sistema do PS3. Ele foi lançado em 12 de Dezembro de 2004, e se tornou um dos portáteis mais aclamados do mercado. A sony conseguiu muito valor neste mercado depois do Playstation 1.

Imagem

O XMB, imagem a cima (perdão, o editor do WordPress mudou, mas ainda não está tão intuitivo quanto o Writer) foi um codinome pro sistema do PSP. Xross Media Bar (pronuncia-se cross media bar) é um sistema simples, onde você navega em formato de Mais e menos. Você selecionava a categoria com os direcionais esquerdo ou direito, e selecionava o conteúdo da mesma pressionando para cima ou pra baixo. Era um sistema bonito, interessante e claro, diferente do seu concorrente direto o DS. O maior erro da sony no PSP foi não adicionar um hardware igual ao do PS2 pra ter gráficos belos. Mesmo assim, o PSP foi chamado de PS2 portátil por muitos.

Imagem

Acima, uma imagem do XMB do PS3.

Como pode-se notar, o PSP foi um protótipo pro PS3 que chegou abalando na época.

PS VITA o ponto entre o PS3 e o PS4?

Imagem

Quando o PS vita foi lançado, embora houveram bugs infelizmente, o sistema se mostrava muito bonito. Era uma forma nova, o XMB foi completamente desconsiderado por não ser uma plataforma boa para os recursos de toque do PS Vita. Chamarei-o de PSV a partir de agora.

A maior pergunta do mercado foi se o PSV seria O VITA ou seria apenas um PSP2 no mercado, e eu vou chegar à resposta disso mais tarde. Porém, como já era de se esperar, eu pensei muito que o PSV fosse um protótipo para o PS4. E foi?

Sim, e não. Pro sistema em si, não foi, o sistema do PS 4 adaptou o XMB de forma mais interessante e intuitiva. Tanto que faz o PS3 ser apenas um sistema obsoleto de início. Na realidade, o Vita e o PS4 são completamente diferentes na questão de SISTEMA. E na realidade, diferente do PSP, o Vita tem potencial atualmente ilimitado. Ele tem o que todos os smartphones atuais tem, quatro núcleos, ótimo processador, ótimo núcleo de vídeo. Os gráficos são semelhantes aos de PS3  como vemos no Asphalt Injection, e eu ousaria dizer que ele é um PS3 portátil. Sim. Mas acho que ele tem capacidade de alcançar ainda, os gráficos iniciais do PS4 se os jogos forem bem feitos. Voltando ao assunto do PS 4, embora o sistema não tenha sido inspirador do novo sistema do PS4, as caixinhas dos jogos parecem ter sido inspiradas nos modelos de PS Vita. O que tira as faixas negras escrito “PSP ou PS3” dos discos, capinhas de jogos pra uma bela faixa Azul com um PS4 em branco. É belo, é belo.

ImagemPS VITA – Sistema de cores.

Podemos ir então pro Sistema em si?

O que mais diferenciava o PSP do Nintendo DS, era a personalização. O PSP embora fosse limitado comparado à hoje, ele tinha cores legais, iniciais doze cores de fundo, atualmente, nos modelos 2 e 3000, temos 24 cores diferentes, no caso do 3000 uma tela melhorada que permite cores mais “vivas” te dando 48 variações de cores, e dois fundos animados.

E como o nintendo 3DS não mudou tanto, a sony mostrou que GOSTA de deixar tudo bonito.

Agora temos várias cores, não tenho uma contagem, mas passam de quinze cores, em uma tela OLED de qualidade incrível e impecável. Cada tema de cor, ainda por cima modifica as ondas ao fundo. Algumas lembram o PS3, outras o próprio PSP, algumas cores mudam as ondas de tal forma que parece o céu se mexendo com as nuvens ao fundo, tudo isso seguido de uma bela (Porém irritante em alguns momentos) música de fundo do sistema (que pode ser desabilitada ok?).

O Sistema são feito por bolhas. Você já viu ou já teve um Iphone? O sistema é semelhante. Ele pode ter dez menus, cada menu com 10 bolhas (que se movem conforme você movimenta o menu, elas não são estáticas) e cada menu também pode ter dez pastas, cada pasta tendo dez bolhas dentro, ou seja, você pode ter mais de mil bolhas dentro do PS vita (não tenho certeza). As bolhas são os jogos ou aplicativos. Um jogo instalado cria uma bolha, que ao pressionada, te leva à uma Live Area (ou Tile Area, não me lembro).

ImagemUma pasta dentro do vita para jogos físicos instalados.

Como nota, os jogos são instalados dentro do vita, mas não é nada de mais. As bolhas ocupam o espaço básico pra criar o slot pra Save (diferentes do PSP isso é certo), live área e DLCs. O jogo em si não é instalado no sistema, ele vai rodar no cartucho.

ImagemPSV Game Vs PSP Game

Imagem

Na realidade o PSV me faz pensar se realmente vale a pena comprar a mídia física. Ela só tem aliás uma coisa boa em ser adquirida. O PSV diferente do PSP, contém troféus, já estava na hora também. Se você compra um game na PSN, você não pode logar com outra conta pois o Vita não permite duas contas da PSN (você vai ter que restaurar e formatar o cartão de memória) e mesmo que consiga por algum milagre trocar, não vai conseguir rodar os games, uma vez que eles não estão na outra conta sua. Ou seja, a única diferença é que com a mídia física, você pode trocar de conta da PSN e jogar o game nela, e ganhar os troféus todos de novo (em quantas contas quiser) até por que a sony não criou um sistema de “resetar troféus”.

Além disso a mídia física é MUITO pequena, não tem quase impresso algum, e realmente não compensa pagar TÃO caro por algo TÃO pequeno. Bom, tudo depende também, eu gosto de mídia física. Ao menos terei três do Vita.

ImagemLive Área do jogo.

A live área é onde o menu do jogo existe. Ela é bem intuitiva. Se você clicar em qualquer um dos Links, você vai pra algum site do jogo (o PSV é multi tarefas) e se clicar no meio ou onde tiver o “iniciar” o game começa. Se você rolar pra baixo, você acessa a outra função das Live Areas (começarei a chama-las assim já que não me lembro do nome).

ImagemPainel inferior das Live Áreas. Quem quiser me adicionar, Yekkusu01.

Ao arrastar o dedo pra cima, o menu desce e temos a área de notificações do jogo. Ali você será informado se há ou não alguma notificação de troféus que seus amigos ganharam. E os seus também.

Como já mencionei o Vita é multi tarefas e suporta sem problema, seis tarefas rodando no sistema, isso é muito evidente quando você jogador de PSP ao sair de um jogo deve “Esperar” até o sistema retornar ao menu anterior, no vita o processo é completamente instantâneo. Você pressiona o botão PS e pronto, estamos de volta na live área, e ah! podemos mexer em qualquer parte do console (exceto alguns aplicativos) que você pode voltar a jogar o jogo instantaneamente de onde ele foi “pausado” o que torna o sistema mais atraente (quando você vai executar algum outro jogo, o jogo anterior é encerrado. O próprio vita te da uma mensagem sobre isto, e alguns aplicativos como vídeo e facebook também pedem pra encerrar o jogo, neste segundo caso acho uma perca de potencial. Já que o facebook iria servir pra upar uma print screen do jogo).

Embora o vita não seja idêntico ao PS4 na questão de conseguir gravar um gameplay ou de upar imagens instantaneamente nas redes sociais enquanto joga, ele ainda é bem social. Isso é evidente.

ImagemNotificações do PS vita.

O vita também tem notificações, ele suporta donwload de conteúdo enquanto você joga. Ele também tem um sistema de sub-menus interessantes e tem suporte a Print Screen (apertando simultaneamente os botões Start e PS).

Ele também tem aplicativos sociais para download, como Facebook (precisa urgente de uns updates), live tweet, tune in (rádio) etc… pra donwload. Também tem jogos ‘Free to play’ para você testar a realidade aumentada do PS Vita.

Ele tem duas câmeras, a frontal só vai servir pra chats no skype, e bem dos simples viu? ela é super VGA.

A traseira deve ter uns 1.3 MP.

ImagemFoto do PSP 3000 tirada com o PS Vita.

O sistema é fluído, muito legal, pra acessar as live áreas basta arrastas pra esquerda ou direita, e para fecha-las você precisa apenas pressionar na borda que parece uma folha com “orelha” e arrastar como se virasse a página de um livro.

ImagemFechando um App no PS vita.

E para visualizar tudo de uma vez o que está aberto, você pode pressionar o botão PS duas vezes e bater onde deseja ir imediatamente.

Imagem

Além da personalização, dos prós já mencionados e dos contras já mencionados, o Vita não é só uma continuação do PSP. Ele é uma evolução do mesmo até nos aspectos físicos.

ImagemMeu PS VITA

Ele tem dois analógicos, os botões ficaram menor, mas não influencia muito na hora de jogar, é suave e muito divertido. Peso? Nem é tão pesado, ele encaixa tão bem nas mãos que o PSP me dava formigamento bem mais rápido que o vita.

Acho que seu único ponto negativo é a forma de carregar. O sistema não tem um indicador 100% e você só vai saber se já carregou 100% se desligar o console, e deixar na tomada. A luz do PS fica laranja enquanto carrega, e apaga quando está em 100%.

ImagemTela de Bloqueio

ImagemSenha pra desbloquear.

Mais seguro que o PSP, o vita tem uma tela de bloqueio (que pode ser personalizada com uma foto), e um painel de senha (que deve ser ativado nas configurações) só isso já torna o sistema seguro o suficiente pro seu primo chato não invadir seu quarto e já pegar seu console na mão e fuçar.

ImagemPainel de acesso rápido.

Imagem

Parecido com o IOS, o PsV tem um painel de acesso rápido, segurando o botão PS pressionado ele abre este menu bem simples e com funcionalidades bem legais que podem ser acessadas até no jogo sem problemas.

ImagemCaixa do Vita

Bom, antes de mais algo, a caixa do Vita é bem bonita, lembra a caixa nova do PS3 e do PS4. Ela é até prática, os espaçoes são realmente exatos pra o que deve ser colocado dentro, não é um caos como as caixas menores do PSP.

E Os gráficos de jogos?

Bom, eu não tenho nenhuma imagem do Asphalt Injection aqui, mas se vocês pesquisarem vão ver que gráficos lindos ele tem no Vita, destaque pra luz do sol no asfalto.

Mas eu tenho o Persona 4 GOLDEN pra PSV, e posso mostrar as diferenças em duas imagens.

ImagemImagemDuas imagens do Persona 4 Original.

ImagemImagemImagemSAlgumas imagens do Persona 4 GOLDEN de PSVITA.

É claro que os jogos pra Vita são lindos, eles tem imagens vívidas e céus eu não estou brincando, elas batem com facilidade imagens de jogos do PS3. O PS4 Golden é uma remasterização e adição do P4 original, então ele só pode mostrar as melhorias gráficas de um jogo e outro (que são imensas). Mas ainda assim existem títulos que realmente são atraentes (e cross play com o PS3) como Sly Cooper Thieves in Time, e outros.

Os jogos que pretendo ter em mídia física são:

ULTIMATE MARVEL VS CAPCOM.

SLY COOPER THIEVES IN TIME.

YS CELCETA NO JUUKAI.

Do resto, comprarei em alguma conta da PSN (irei ver qual delas compensa atualmente, o dólar tá caro de mais.)

Por fim, o PS Vita é um PSP2?

Definitivamente não colega -Risada irônica- Falar isso do vita é um insulto gravíssimo a ele. Você pode não gostar do vita, tudo bem. Quando ele lançou ele não me atraiu “nem um pouco” ok? Basta ter dois jogos bons na mão e ele por uma semana e eu te garanto, você vai amar o console e NUNCA MAIS vai querer usar um celular pra jogar games.

Realmente vale muito a pena o pequeno console irmão mais novo do PSP, na realidade o PS Vita não pode nem ser considerado isso, é mais como se ele fosse um controle “WII-U” pra PS4, sinceramente.  Cansou de jogar no PS4? Manda o save pro Vita, e continua nele ao menos isso ja é possível no PS3 com alguns jogos.

Então, vale a pena?

Olha, eu acho que vale agora. Mais agora do que nunca. O PSV2000 lançou no japão, e embora as melhorias e mais leve, a tela virou de uma OLED pra um LCD horrível que tira metade da beleza dos gráficos que os jogos tem no vita. E vai custar MAIS CARO no brasil! ISSO é o pior. O Vita está à 750 reais com um cartão de memória, deste ótimo vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520857505-ps-vita-psvita-wi-fi-carto-16gb-frete-apartir-r1099-_JM (agora foi pra 769 reais) e o vendedor é bem rápido pra enviar.

Os jogos, eu já encontrei um por 60 reais aqui na minha cidade, novo e lacrado. Então, varia deste valor, para até ( no máximo do aceitável por mim) 120 reais <<< PRA UM LANÇAMENTO.  (exceto se for o Ys, o Ys pago até 150).

Então, eu acho que compensa agora, pelo sistema lindo, pelos jogos, e por tudo o que ele oferece.

Os aplicativos, bom, acho que é complicado fazer uma resenha só pra eles, são muitos e tem muitas coisas. Melhor vocês checarem em vídeos.

AH! meu unboxing e demonstração logo sairá no youtube!

Espero que este texto tenha lhes servido para algo!

See-ya!

(Abaixo, algumas imagens do P4G e do sistema).

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s