Android 4.0.4 Sony Xperia Mini Pro. Review.

Introdução:

Olá amigos, eu estou aqui novamente para lhes dizer um pouco sobre o meu novo Android e um pouco sobre a história do meu celular. Então nada melhor do que começar a história do começo.

Ao adquirir meu Xperia Sk17I, eu me deparei com uma difícil jornada; eu queria muito atualiza-lo para a versão oficial do android 4.0 que a sony disponibilizou para ele, mesmo sendo um celular “fraco” em termos de tecnologia atualmente. Mesmo assim eu me esforcei.

Descobri então que o meu modelo era o 1249-4825 e eu não poderia atualizar para a versão 4.0 por meios oficiais até a sony lançar uma versão da atualização para este número. Isto significava que eu estava travado naquela situação. Preso ao android 2.3.6 Gingerbread. Mas então eu encontrei a solução, o flash tool. Eu usei muito este programa no meu U20i antigo, mas eu não queria ativar o clockwork mode no celular. Afinal, pra quê vou colocar o android da cyanogen quando a interface da Sony me agrada bastante? Por mais que o android da Cyanogen seja mais customizável, eu acabei de comprar o celular! Quero o oficial dentro dele durante um ano no mínimo! Porém, utilizar o flashtool não é muito diferente de atualizar o celular pelo Pc Companion ou pelo Update Server. A diferença é que eu teria que achar a ROM oficial de outro modelo do meu sk17 e baixa-la para instalar no meu celular. O fato é que encontrei a Room 4.0.4 com uma build em 300 e alguma coisa, atualizei com o flashtool e não, eu não perdi a garantia, a coisa ainda era oficial.

Ao atualizar o android eu me deparei com a primeira mudança e a mais marcante…

Impressões Iniciais:

A tela inicial de boot, geralmente marcada pela Sony Ericsson mudou. Agora aquela abertura travada e estranha que todos os modelos tinham e que não importava o processador ela era que nem um Gif falhado, nunca fluia bonito e sem traves, mudou. Agora ela virou um belíssimo SONY de início e depois um magnífico XPERIA cromado brilhando intensamente em suas cores pratas, calmo porém belo apenas esperando pelo iniciamento do android.

Então a segunda mudança visual apareceu, o tema mudou. E não sei se posso dizer que mudou para melhor, quero dizer, primeiro tinhamos um tema todo azul mas que deixava os sub-menus azuis também. E também tinhamos mais quatro temas, amarelo, vermelho, roxo, roza e uma espécie de mistura entre azul vermelho e preto. Todos estes deixavam os menus interiores com as cores do seu tema. Assim o aparelho ficava muito personalizado e bonito, mas agora mudou. Temos novos cinco temas! Azul, amarelo, preto, roxo e rosa. Sendo que o Roxo e o Rosa no Timescape tem o mesmo fundo. O Azul e o Preto tem a mesma tonalidade de fundo nos submenus, ou seja, se você escolher o Azul ou o Preto, você escolheu o MESMO TEMA! Eu nem sei por quê estou comentando isto, é só estética boba.

 

Screenshot_2012-10-06-00-03-57Screenshot_2012-10-06-00-04-10

O menu de ligações mudou. Primeiro, o menu de dígitos da versão anterior era transparente, muito bonito e elegante. Agora é tudo preto e cinza. Sinceramente a versão da cyanogen é bem mais bonita e style. O menu de contatos mudou, e eu acho que pra pior. Quero dizer os contatos simplesmente ficaram mortos agora. O menu fica na cor do tema selecionado mas ele não é mais transparente como antes, agora ele é opaco. Além disso ao abrir um contato, a imagem superior que antes era bem grande, bonita e dava um estilo único para cada contato, agora foi reduzido pro mesmo tamanho que a miniatura tem antes de expandir o contato. Além disso os menús ficaram todos opacos e isso tirou uma marca maravilhosa que era a sony ericsson, e deu uma nova cara, a cara da Sony apenas. A sony mudou certos aspectos que na minha opnião ja eram ótimos, e acabou tirando uma das coisas que mantinham seus celulares muito bonitos, tudo por que quiz reformular seus aparelhos agora separada da ericsson.

Screenshot_2012-10-06-00-05-03Screenshot_2012-10-06-00-04-52Screenshot_2012-10-06-00-05-08

Agora a parte que continuou igual: Os menus bolhas continuam do mesmo jeito, todos comportam 4 atalhos por bolha, expandindo quando necessário. O menú central tem como padrão capacidade para até 4 Widgets de tamanho médio, quando um widget se sobrepõe por uma das bolhas, a mesma desaparece. Também continua suportando Pastas e Atalhos de aplicativos, neste ultimo caso, quando sobreposto sobre uma bolha ele acaba dentro dela, e não escondendo-a como os widgets ou pastas. Os menús ficaram levemente mais escuros, alguns Widgets voltaram do android 2.1 como o de contador de cédula e energia (Sabe os ícones separados de energia, luz, roaming etc? Este mesmo só que tudo junto com a barra de porcentagem de bateria). E o ícone solo de Dados Ativados também voltou, assim ativar a internet 3G fica a apenas um toque.

Screenshot_2012-10-05-23-59-17Screenshot_2012-10-05-23-59-21Screenshot_2012-10-05-23-59-25Screenshot_2012-10-05-23-59-34Screenshot_2012-10-05-23-59-28Screenshot_2012-10-05-23-59-42

Adicionar Widgets ficou mais interessante, agora podem ser visualizados de forma dinâmica e  em sua maioria podem ser vistos como vão ficar exatamente na tela de trabalho. Além disso os menús de escolha, sim e não, instalação de aplicativos e outros mudaram de Cinza esbranquiçado para um Cinza bem escuro quase preto, com tons em azuis. Ah! A lock Screen mudou apenas no ícone de som, agora ele é para câmera.

Screenshot_2012-10-06-00-06-31Screenshot_2012-10-05-23-59-08Screenshot_2012-10-06-00-00-17Screenshot_2012-10-06-00-00-26

A duração de Bateria e a Estabilidade voltaram completamente. Além disso o android quando em tela apagada consome pouquíssima energia, cerca de 10% durante a noite. Além disso ele trabalha bem com jogos simples como Angry Birds ou Fruit Ninja, então se você não é tão Hard Core mas também não vive sem um joguinho básico, este android dá pro gasto. Porém o Fruit Ninja funciona melhor quando movido para o SD.

Screenshot_2012-10-06-00-01-44Screenshot_2012-10-06-00-02-05

Sem tantas mudanças na estética além do que já foi mencionado, a câmera também sofreu modificações. Agora ela tem um botão de tirar foto na tela do celular, mas ainda é possível configurar para tirar fotos com o toque em qualquer lugar. Além disso eu acredito que a câmera embora tenha ficado bem mais limpa, perdeu um pouco da estética antiga que era bonita e fácil de mecher.

Screenshot_2012-10-06-00-05-28Screenshot_2012-10-06-00-05-34Screenshot_2012-10-06-00-05-54

O android vem com duas galerias por algum motivo. A sony deixou a sua galeria original e a galeria do android oficial e eu não entendi muito bem o por quê. Mas isso não muda muita coisa só a estética, convenhamos que a galeria oficial do android 4.0 é realmente bem estática enquanto a antiga do 2.3 tinha mais efeitos.

Screenshot_2012-10-06-00-03-09Screenshot_2012-10-06-00-03-24

Uma mudança radical que eu odiei: A forma de como se tira Print Screen das telas. Sério ficou medonho, antes você precionava um botão de desligar, e aparecia a opção de Print Screen facilmente no celular. Agora você precisa pressionar e segurar por um tempo o botão de volume para baixo e o de desligar até ele tirar a foto, e se errar o timing, você abaixa o volume do celular.

Screenshot_2012-10-06-00-06-21Screenshot_2012-10-06-00-40-33

Por fim o Android 4.0 tinha tudo para na versão da sony, ficar bonito e interessante, mas percebo uma falta de vontade da Sony em deixar o que era bom e melhorar o que precisava. Em questões visuais melhorou muito onde podia, mas amassou muita interface gráfica bonita e jogou fora por pura frescura. Porém ainda é melhor continuar com o android oficial 4.0.4 do que voltar para a 2.3.6.

Efeito Colateral:

Ao atualizar meu celular pelo Flash Tool, eu utilizei uma Room de um Sk17 com outra SI, sendo assim aquele código inicial que eu postei acima, o 1249-4852 foi modificado para o da versão do android instalado. Sendo assim, meu SI number mudou e automáticamente o Pc companion agora sempre diz que meu celular pode ser ou não atualizado para a versão mais recente (Caso a build do celular seja menor que a atual lançada pro SI que eu uso agora). Sendo assim, se eu quizer voltar pro meu SI antigo, eu preciso encontrar um android com a mesma Build do meu android antigo e instala-lo com o flash tool, o que é impossível no atual momento e também sem necessidade uma vez que o meu Xperia funciona fluente sem problemas, sem traves e sem nenhum problema do que muitos andam reclamando. Minha única reclamação do android 4.0 pro sk17 é que a sony tirou muitas características massa da versão anterior e jogou no lixo, simplesmente por que a versão anterior foi feita em conjunto com a Ericsson, e deixou feio e simplista de mais seu visual que era arrojado e elegante. Ainda continua bonito, mas podia ter sido muito mais.

Meu conselho é: Seu SI não atualiza? Quer atualizar? Usa o Flash Tool, você não vai perder a garantia por que ele não instala Root nem ClockWorkMode, ele apenas instala a room oficial como se fosse o companion ou o update service. MAS se você é gamer hardcore (Não sei o que você ta fazendo com um celular de padrão baixo em questões de hardware então…) continue na versão 2.3.6 e seja feliz! Afinal, gosto é gosto. Mas eu posso dizer uma coisa, de todas as desvantagens, só o fato de que o android tem uma autonomia de bateria bem mais elevada que a versão anterior, já é um grande motivo para atualizar, e caso sua versão esteja com erros, atualize de novos. Bugs costumam acontecer, e é normal, uma segunda instalação resolve todos os problemas! Até mais!

3 comentários em “Android 4.0.4 Sony Xperia Mini Pro. Review.

  1. Muito bom o review, tenho esse aparelho com o mesmo SI do seu. Vou passar mais um tempo esperando a rom oficial, se não sair até dezembro atualizo pelo flash tool (:

Deixe um comentário

