Atualizando seu Xperia mini Pro para 4.0.4 Oficial com SI fora da Lista de Update pelo Pc Companion.

Antes vamos começar explicando algumas coisas. Se você comprou um Xperia mini pro por que ele atualizava pro 4.0 e quando você enfiou o celular no Pc Companion ele deu a mensagem “O celular já está com a versão mais recente instalada” e você fica com aqual Poker Face querendo matar o vendedor que te enganou certo? Pois bem, acontece que a sony divulgou essa maldita lista onde se o SI number não está nesta lista, seu Sk17 não tem a versão disponível ainda no celular. Isso acontece por sei lá qual motivo, e aconteceu comigo. A sony VAI lançar a 4.0 para os modelos que ainda não estão na lista, apenas ela não tem uma DATA específica para isso. Então você tem duas opções apartir de agora, se o seu SI number não está na lista, você pode esperar até sair o android 4.0 pro seu SI number, ou baixar a ROM original do android 4.0 na internet e instala-lo no seu celular.

Como o processo funciona: Você utiliza um programa que tem as credenciais semelhantes aos programas de configurações da Sony, ou seja é um programa semelhante ao programa que os tecnicos usam quando você leva seu celular com defeito na garantia.

Este processo pode Brickar meu celular: Se você fuçar no USB o android pode corromper e o processo vai ter que ser re-feito.

Este processo tira minha garantia?: Não, este processo utiliza uma Rom oficial do Android 4.0 para o Xperia mini pro seja sk17i ou sk17a. E instala esta Rom manualmente no celular da mesma forma que o PC companion faria, porém neste caso você baixa a ROM separadamente e faz o processo manual, enquanto o PC companion faria isto automáticamente para você.

O que eu preciso para fazer se eu não vou perder a garantia: Você precisa de três coisas, por algum motivo do qual eu não entendo é  o Pc companion. Você precisa dele por obrigação instalado no Pc.

Seu celular deve estar com a depuração USB ativada, vá em aplicativos, e fuce lá que você acha depuração USB.

Você precisa do Programa Flash Tool, ele pesa 130Mb, para baixa-lo você pode clicar aqui.

Você precisa da Rom Oficial do seu Xperia Mini pro, porém ela tem que ser ESPECÍFICA para o seu teclado. Se seu teclado não tiver o Ç então sua versão é a SK17I, se ele possúi o Ç sua versão é a SKL17A.

SK17I SK17A
Clique Aqui Clique Aqui

Após baixar todos os programas siga os passos.

  • Instale o Pc Companion e verifique se seu aparelho já possúi atualização para o android 4.0, caso não, continue.
  • Instale o Flash Tool, o nome dele é Sony Flash Tool Assistant, ou algo assim. Não modifique nada na sua instalação. Quando terminar, vá até C:\Flashtool\Firmwares e apague todos os arquivos desta pasta.
  • Agora pegue a versão do seu android 4.0 oficial e coloque ela dentro da pasta Firmware, se a versão veio Zipada por favor, deszipe ela.
  • Agora abra o Flash Tool, com seu celular conectado no computador ainda pelo USB e depuração USB ativada.
  • Clique no Raiozinho e depois clique na opção Flashmode e dê ok.
  • Selecione sua versão do Android, nas opções ao lado MARQUE TODAS AS OPÇÕES de WIPE, e marque também a opção “NO Final Verification”.
  • image
  • Dê ok, e o Flash Tool vai começar a Preparar a Rom para instalação. Quando ele apontar a mensagem para você inserir seu celular, retire-o do USB, desligue-o e depois com o botão de Volume Pressionado insira o USB no celular novamente. O Led de notificação ficará Verde. Então solte o botão de volume. Uma barra de processo vai ser mostrada. ESPERE chegar em 100%. Quando a mensagem exibida for “Device Conected in Flash Mode” Você já pode remover seu telefone do USB e liga-lo com seu novo android 4.0, o processo pode demorar 5 minutos.

Pronto! Agora aproveite seu android 4.0 da sony oficial.

Agora uma análise deste novo android:

Algumas coisas mudaram. O Tema agora mudou e a imagem de fundo é da propria sony. Os ícones mudaram também, assim como a câmera, o menu de configurações, a aplicação de Widgets, e o menu de contatos.

Na minha opnião a maior perda foi no menú de contatos. Ele perdeu aquela parte onde a foto do contato ficava em destaque quando você abria as visualizações completa de um contato, e aquele menu transparente foi substituído por um menú fosco que troca de cor conforme o tema

O tema perdeu apenas neste ponto, afinal eu prefiro a agenda da versão 2.3.4. De qualquer forma agora seu celular vai ficar levemente lento no começo. Mas é só nos primeiros dez minutos. Depois disso o android estará normal e funcionando a todo o vapor.

Ah lembre-se, a opção de Print Screen por algum motivo bizarro da sony sumiu também.

Ao menos agora a bateria vai aguentar mais algumas horas.

10 comentários em “Atualizando seu Xperia mini Pro para 4.0.4 Oficial com SI fora da Lista de Update pelo Pc Companion.

  1. Olá,
    Tentei realizar a instalação mas ao começar pede a instalação do driver do celular “S1Boot Download”. Tens alguma solução para isto?

    Meu celular é o SK17i – 1249-4852

    1. Você precisa de todos os drivers da Sony que ela instala pelo Pc Companion.
      Você precisa desligar o celular, enfiar o USB enquanto preciona para BAIXO no volume.
      E você precisa por a opção “NO FINAL VERFICATION” para dar tudo certo.

  2. Olá, meu Xperia Mini Pro tem o SI #1249-4852, a versão do sistema é 4.0.2.A.0.62, eu já tentei dar root pelo Unlock Root 2.4.2, mas deu “failed to get shell root”, o root era para rodar alguns jogos que não são disponibilizados para a minha região. Agora eu desisti de fazer root, e gostaria de atualizar para o ICS, por causa dos beneficios, e também rodar novos apps. A minha dúvida é, eu vou tentar usar esse tutorial para atualizar, e tem alguma chance de dar errado e eu acabar estragando esse celular?

    Grato!

    1. Olá amigo, o Flashtool é uma ferramenta util e realmente fácil de usar. O que pode acontecer é que enquanto você instala a Rom a energia caia ou algum acidente impeça a atualização pela metade. Se isto ocorrer, basta começar o processo de novo, nunca seu celular vai Brickar, pois você não está mechendo com Kernel e sim fazendo uma atualização que segue os mesmos passos do Pc Companion, a única diferença é que neste caso você baixa a Rom manualmente.
      Meu conselho é: Seu Xperia tem o ç? Se sim, procure uma Rom 4.0.4 para o Xperia Sk14A se já não estiver disponível.
      Lembre-se este processo troca seu SI, sendo assim seu SI Vai mudar para a versão da Rom baixada.
      Falow!!
      Ah, caso você queira, tente instalar a Rom REAL ICS, ela já vem Rooteada, é baseada na versão 4.0.4 OFICIAL. Eu ainda não fiz um Post sobre o Real ICS no meu WordPress mas eu vou disponibilizar o link do vídeo por aqui, tente dar uma olhada amigão: porém não se esqueça: a REAL ics é apenas para modelos sem o ç sendo assim você vai perder esta função no Sk17.
      O Tutorial para instalar ela é um pouco mais complexo, porém tem vários na net. ^^ Assista o vídeo em 720P.

      1. Olá, muito obrigado pelas dúvidas esclarecidas, mas eu mudei de ideia, vou instalar uma versão mais antiga 0.58, fazer root, e atualizar para 0.62, a minha dúvida é se acabar a luz eu posso começar a fazer de novo ou perco meu celular, e também se perco os meus apps de jogos e etc..

        Grato.

Deixe um comentário

