RPG MAGER VX–ACE

Olá pessoas, hoje vou falar com vocês sobre o novo RPG MAKER Vx. O Ace.

O Rpg maker VX Ace une o Rpg Maker XP e o Rpg Maker VX em um só.

image

Este novo RPG Maker tem várias novidades vou lista-las.

Nova formulação de TileSets: Agora os Tilesets são diversificados. Ao criar um mapa você tem 4 opções de Tile Sets.

Dês de Mapa Mundi, até Interno para casas e cavernas. Isso aumenta o tamanho dos Tilesets de apenas 5 (A-E) A mais de 10 (Cada opção de mapa, contém de 3 a 4 Sets)

image

Também agora temos a incorporação de novas funções, tais como incersão de vídeos aos jogos agora. Porém eu ainda não entendi algumas ferramentas ainda. o Manual do jogo é totalmente em JAPONÊS mesmo que o sistema tenha sido traduzido.

 

Também temos novas músicas mais interessantes de batalha e tema, dá pra fazer um jogásso só com as ferramentas iniciais do programa. Além disso, as músicas são bem bonitas e interessantes para as padrões do programa.

 

Também temos alguns Tiles incorporados do RPGmaker XP como árvores, barracas, prédios, torres etc. Agora você tem um padrão mais “Vx Xperizado” isso é, com tudo o que o VX tem de facilidades + Alguns sets do XP que deixam o grafico mais “Profissional”.

image

Além disso, o problema de “Falta” de personagens NPC acabaram. Agora o VX Ace tem um sistema de Criação de Personagens, com Face e tudo mais, do próprio programa.

 

Outra coisa interessante são as animações: Estão todas melhoradas, os efeitos estão mais ‘Bonitos’ e ainda por cima os inimigos foram re-estruturados. Existe também uma gama imensa de imagens para criação de INIMIGOS mais característicos! Chega de fazer o seu personagem quando luta com um homem, o inimigo ser um Globin, ou um Slime! Não estamos jogando Pokemon! XD

 

Por fim essas são as analises iniciais que fiz; Eu não sou mais maker, mas com tais ferramentas eu fico com um pouco de vontade de brincar e quem sabe fazer um Game simples e rápido de três horas?

 

Por fim os scripts, parece que ele utiliza agora o RGSS3 e isso pode ser bom. Por que? Se você souber a linguagem do script, você pode: Criar menus personalizados, criar sistema de batalhas interessantes e intuitivos para o seu Maker e muito mais. Infelizmente o sistema de batalha CONTINUA padrão do jogo, a uma pessoa. O que eu acho ruim uma vez que um sistema de batalha Lateral é melhor, porém mais difícil de configurar.

 

Pra quem tem mais vontade, devo lembrar que agora o instalador pesa 31MB e o RTP quase 200MB. Então esteja equipado com uma boa conexão.

 

Comparações:

RPG M. XP RPG M. VX RPG. M ACE
Face nas frases Não Sim Sim
Criação rápida de Eventos Sim (Mas não é visivel facilmente) Sim + SIm (Na cara)
Utilização de Vídeos Não Não Sim
Animações Interessantes Não Não Sim: Existem animações muito mais elaboradas de cura, trevas, explosões até de Tiros com armas de fogo coisa que os outros RPG não tinham.
Programa Auto Intuitivo Não muito Bastante Completamente intuitivo, cada ferramenta quase joga na cara o que ela faz.
Sets Personalizáveis Sim! Infinitamente. Sim, porém limitado ao Set A. B. C. D e E. Sim! Agora você tem vários Sets, e pelo que o programa se mostra, parece que pode ser adicionados outros Sets (Ainda não foi comprovado por mim, mas segundo um amigo meu os Sets são infinitos também, e mais bem editados por tipo de mapa) Porém ainda não posso dizer com certeza que dê pra adicionar outros Sets sem substituir os antigos, mas parece que sim.
Sets Interessantes Sim, você cria mapas com dimensões mais “redondas” e reais. Não, você cria mapas bonitinos, mas todos eles são quadrados e com poucas curvas. Assim fica tudo muito “quadrado” Sim, agora temos a mistura de ambos, tanto  a personalização do VX tudo mais pequeno e quadrado, quanto a personalização do XP, tudo mais redondo e grande, fazendo as opções serem MENOS limitadas.
Criação intuitiva de Mapas Não, é chato pra achar os sets e entender como utiliza-los. Sim, é fácil e tudo bem bonitinho de onde você deve mecher pra saber o que fazer, foi o melhor ponto do VX a praticidade. Sim! Agora além da praticidade, o numero de Sets aumentou incrivelmente, eu usei o programa por MEIA hora, e notei uma incrivel variação de coisas pra por em um mapa.
Adição de Scripts Sim, utiliza o RGSS Sim Utiliza o RGSS2 evolução do script do XP Sim utiliza a encriptação RGSS3 que até agora parece ser uma espécie de unificação entre os dois scripts.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s